7 razões para o cliente pagar mais pelo seu vinho
O consumidor quer sempre pagar o mínimo possível, certo? Errado. As pessoas fazem decisões de compra com base em mais do que o preço baixo. Muitas vezes estão dispostas a pagar mais, mesmo quando podem comprar um produto semelhante por menos. Aqui tem as razões que podem levar mais pessoas a aceitar um preço mais alto pelo seu vinho
Geoffrey James, autor do blog sobre vendas mais lido no mundo, explicou recentemente na revista Inc as razões que podem levar a pagar mais por um produto. Conheça-as aqui:
1. O rótulo é mais atraente.
Não há volta a dar: os olhos também bebem…. seja à mesa ou para oferecer, todos preferimos ter a companhia de um vinho “bem vestido”. E o seu cliente está disposto a pagar mais por isso.
2 . O vinho prestigia o comprador.
As pessoas compram bens de luxo extravagantes porque estes as fazem sentir-se bem e conhecedores. A mesma dinâmica funciona no vinho, o que explica que certas marcas atinjam preços exorbitantes. Construa uma reputação.
3. O atendimento é amigável.
As empresas subestimam a raiva que os compradores sentem perante o mau atendimento. Na verdade, irão pagar mais se sabem que os seus problemas são tratados de forma rápida e disponível. Mostre-se disponível para distribuidores e parceiros de negócio.
4. A diferença de preço não compensa.
Os clientes comprarão mais caro se a diferença face ao preço do concorrente não for grande o suficiente para activar o seu “radar financeiro”.
5. O cliente gosta de si e da sua marca.
Os clientes são humanos e os humanos preferem fazer negócios com amigos. Recomendações de conhecidos fazem a diferença e criar uma ligação emocional com o cliente é crucial: ao confiar na sua marca – ou em si como produtor – criará um escudo que afasta a concorrência.
6. O cliente procura algo mais do que um vinho.
Geralmente um cliente pagará mais pelo seu vinho se está interessado noutro serviço. Pode ser a estadia enoturística, fazer um negócio consigo ou impressionar um amigo.
7. O cliente está com pressa!
Clientes apressados geralmente não têm disponibilidade para se preocupar com o preço de tudo. Seja porque estão a organizar um evento, um jantar de última hora ou vão viajar e querem levar algo consigo.
Rita Monteiro,
Copywriter & Strategist da Tinta Amarela Digital e Wine & Shine